• pt
Membros da CTA no retiro de reflexão estratégica da organização
CTA prepara-se para os próximos 5 anos
15/11/2014
Mesa que presidiu a conferência de imprensa sobre a Gala Nacional de Educação
CADE premeia os melhores da Educação
19/11/2014

Província do Maputo: Mais 10 mil famílias vão beneficiar de energia eléctrica

Obras de electrificação em curso na Matola Gare

Cerca de 10 mil famílias residentes nos bairros de expansão no município da Matola, na província de Maputo, vão beneficiar, dentro dos próximos seis meses, de energia eléctrica, no âmbito do projecto implementado pela Electricidade de Moçambique, E.P (EDM), visando a electrificação daquelas zonas.
Os detalhes sobre a materialização deste projecto, iniciado em Boquisso, Matola Gare e Muhalaze, foram, quinta-feira última revelados aos munícipes dos bairros Namatidzuana, Cobe, Mathlemele, entre outros, num encontro que contou com a participação do edil da Matola, Calisto Cossa, e o administrador da EDM para a Área de Distribuição e Serviço ao Cliente, Isaias Rabeca.

“Neste momento, a EDM já preparou os respectivos projectos de electrificação, estando agora a mobilizar recursos financeiros para a aquisição de materiais, alguns dos quais já se encontram no terreno prontos para o arranque dos trabalhos dentro de poucos dias”, conforme garantiu Isaias Vasco, momentos após o encontro realizado no bairro Namatidzuana.

De modo a imprimir uma maior celeridade na implementação deste projecto, o administrador da EDM para a Área de Distribuição e Serviço ao Cliente, explicou que a empresa seleccionou vários empreiteiros, que vão executar as obras em simultâneo: “A ideia é que cada bairro tenha um empreiteiro, para permitir que a primeira fase do projecto seja implementada o mais rápido possível, num espaço de seis meses”, frisou.

Nessa fase, a EDM prevê a construção de uma infra-estrutura básica, que consiste numa rede primária de média e baixa tensão e ainda de um posto de transformação para garantir a expansão da energia.

“O resto vai acontecer à medida em que as populações forem criando condições para se beneficiarem da electricidade que vamos disponibilizar”, referiu Isaias Vasco Rabeca, acrescentando que “à medida que formos a estender a rede, as pessoas que estiverem perto dela vão beneficiar do projecto, na perspectiva de satisfazer a procura pela energia que tem se registado a um ritmo muito acelerado, razão pela qual a EDM está a dimensionar-se para responder à demanda”.

O encontro com a população, segundo explicou o edil da Matola, resulta do projecto de governação do Conselho Municipal, que contempla a electrificação da zona norte desta autarquia como uma das suas prioridades.

“Com base na parceria que nós temos com a EDM decidimo aproximarmo-nos junto dos munícipes para explicar os planos que a empresa e o Conselho Municipal têm para a electrificação dos bairros de expansão na Matola”, indicou Calisto Cossa.

Num outro desenvolvimento, referiu ser através desta explicação que os munícipes vão perceber que existe, de facto, uma preocupação e um trabalho que está a ser realizado para satisfazer as necessidades de energia e evitar situações de manifestações de populares nos escritórios da EDM, exigindo a electrificação.

 

Obras de electrificação em curso na Matola Gare

Obras de electrificação em curso na Matola Gare

 

Encontro entre o edil da Matola - residentes dos bairros em expansão e representantes da EDM

Encontro entre o edil da Matola – residentes dos bairros em expansão e representantes da EDM

 

Calisto Cossa - Presidente do Conselho Municipal da Matola

Calisto Cossa – Presidente do Conselho Municipal da Matola

 

Isaias Vasco - Administrador da EDM para a Área de Distribuição Comercialização e Informática

Isaias Vasco – Administrador da EDM para a Área de Distribuição Comercialização e Informática