O Standard Bank procedeu, na quinta-feira, 20 de Agosto, em Maputo, à entrega formal de duas incubadoras e equipamento hospitalar diverso à Pediatria do Hospital Geral José Macamo, como contributo desta instituição bancária nos esforços do Governo, visando a redução da mortalidade infantil, no País.
Ainda ao longo do corrente mês, em que o banco celebra 121 anos da sua implantação em Moçambique, efeméride que se assinala a 20 de Agosto, está prevista a oferta de outras incubadoras ao Hospital Provincial de Tete e ao Hospital Distrital de Nacala, na província de Nampula.
Ao proceder à formalização da entrega de incubadoras ao Hospital Geral José Macamo, em Maputo, o Administrador Delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, auscultou sobre novas necessidades do hospital em equipamentos.
Após aferir como os equipamentos oferecidos irão a servir os doentes, o Administrador Delegado aproveitou a ocasião para oferecer à enfermaria de Pediatria daquela unidade hospitalar balanças electrónicas de pé e esfigmanómetros, que o banco tinha prometido no âmbito da iniciativa Natal do Doente, promovida pelo banco, no ano passado.
“Com esta oferta, o Standard Bank pretende apoiar o Governo no apetrechamento dos nossos hospitais e, neste caso em particular, contribuir para a redução dos índices de mortalidade infantil”, referiu Chuma Nwokocha, apelando para o uso cuidadoso dos materiais doados para que possam servir a muitas outras crianças.
Por sua vez, a Directora do Hospital Geral José Macamo, Leila Monteiro, referiu que o apoio do Standard Bank é de crucial importância para o serviço de pediatria: “O equipamento que recebemos do banco vai contribuir muito para a melhoria da qualidade de prestação de cuidados médicos aos pacientes, uma vez que temos tido uma grande demanda no berçário”, explicou Leila Monteiro.
Este apoio, segundo realçou, representa uma mais-valia, sobretudo, ao nível da pediatria e para a área neo-natal, pois o hospital tem registado muitos recém-nascidos com peso inferior ao ideal e outras patologias em que os bebés precisam de equipamento para fazer a fototerapia.
Ainda por ocasião das celebrações dos 121 anos de implantação do Standard Bank no País, os filhos dos colaboradores visitaram o edifício sede desta instituição bancária, em Maputo, onde conheceram todas as unidades da instituição.
As crianças tiveram igualmente a oportunidade de visitar o Museu da Mueda, para elevar os seus índices de cultura geral e lançar as sementes para que elas aprendam a valorizar a moeda.
Momento em que o Administrador Delegado do Standard Bank visitava a Pediatria do Hospital Geral José Macamo
Incubadoras oferecidas ao Hospital Geral José Macamo pelo Standard bank
Balanças electrónicas oferecidas ao Hospital Geral José Macamo pelo Standard Bank
Leila Monteiro – Directora do Hospital Geral José Macamo
Chuma Nwokocha – Administrador Delegado do Standard Bank