• pt
Rosânia da Silva Directora da Unidade de Extensao e Cooperaçao Universitária da Universidade Politécnica
Universidade Politécnica: Aguardados 300 participantes para debater saída da crise
01/07/2016
Osório Lucas Director Executivo da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo
Director Executivo da MPDC: Revitalização da cabotagem marítima vai trazer impacto positivo para a economia nacional
04/07/2016

SeedStars World: Moçambicanos habilitam-se a ganhar até 1.5 milhões USD

standard bank

O Standard Bank, em parceria com a empresa moçambicana UX Information Technologies, traz à cidade de Maputo, no dia 15 de Julho, a SeedStars World, a maior competição mundial de startups nos mercados emergentes, cujo vencedor irá participar no evento global, que terá lugar na Suíça, para competir para um prémio num valor até 1.5 milhões de dólares norte-americanos.

No evento em Maputo, a ser replicado em mais 65 países, incluindo os africanos onde o Standard Bank opera, 12 startups moçambicanas, com menos de dois anos de existência, vão concorrer entre si para representar o País na cimeira anual da SeedStars. As candidaturas já estão abertas e devem ser submetidas pelo portal http://www.seedstarsworld.com/event/seedstars-maputo-2016/, utilizando o código SSW_Maputo_2016.

Pretende-se com a SeedStars World colocar os empreendedores de mercados emergentes no centro das atenções, para identificar as melhores startups e oferecer-lhes oportunidades de crescimento através de disponibilização de mentoria e exposição a investidores de todo o mundo.

No seu percurso por vários países africanos, no ano passado, a SeedStars World encontrou, em Moçambique, “um ecossistema jovem mas vibrante, que resultou no notável crescimento e desenvolvimento de startups do País” de acordo com Claúdia Makadristo, representante da organização.

Depois do sucesso igualmente alcançado na África do Sul, onde a SeedStars World, em colaboração com o Standard Bank local, organizou uma grande competição nacional, ambas as partes vão continuar, este ano, a sua parceria em Moçambique.

“Nós consideramos o continente africano como a nossa casa, por isso impulsionamos o seu crescimento. Para este fim, a nossa estratégia é liderar o sector bancário e ser o banco de escolha das pequenas e médias empresas. Em linha com este propósito, o Standard Bank tem um grande interesse em apoiar a criação e sustentabilidade de um ecossistema empresarial no País para garantir que os potenciais empreendedores estabelecidos tenham acesso aos recursos de que necessitam para desenvolver”, considera Victor Jardim, director da Banca de Particulares e Negócios do Standard Bank e acrescenta que “é por estas razões que o Standard Bank aceitou patrocinar o evento local do SeedStars em Maputo.”

Para providenciar o melhor evento e mentoria possível para as startups locais, está a trabalhar a UX Information Technologies, embaixadora local do Seedstars World e organizadora do evento pela segunda vez. Tiago Borges Coelho, co-fundador da empresa, afirma que “esta é uma das várias iniciativas que a UX promove para dinamizar o ecossistema de startups em Moçambique. Estamos ansiosos por ver as ideias transformadoras que estes jovens irão trazer.”

A SeedStars World, que está à procura de startups inteligentes que possam resolver problemas regionais com soluções escaláveis, conta com uma forte rede de parceiros internacionais, como a Inmarsat, INADEM, Standard Bank e Deloitte.

 

standard bank