• pt
Universidade Politécnica conquista medalha de prata nas Universíadas Africanas
30/07/2014
Mesa que presidiu o CEN
Surgimento de projectos de exploração de recursos minerais, gás e petróleo: Transportes de carga longe de satisfazer a demanda
01/08/2014

Torneio Pequenada: Standard Bank premeia vencedores

Acto de entrega dos premios 1

O Standard Bank procedeu, na última quinta-feira, 31 de Julho, à entrega de material desportivo e escolar às escolas da cidade da Matola que participaram na segunda edição do Torneio Pequenada, organizado por esta instituição financeira.

Constituído por bolas, apitos, sapatilhas, cronómetros, fatos de treino, calções, meias, o material desportivo foi entregue aos representantes das 11 escolas primárias completas que participaram no certame, cujos jogos decorreram, nas instalações do Centro Social do banco, localizadas na Matola, entre Abril e Maio.

 

Na mesma cerimónia, resultado de uma parceria com a Alcance Editores, o banco procedeu à oferta de livros para apetrechar as bibliotecas das cinco escolas melhor classificadas no torneio.

 

Na sua intervenção, António Coutinho, administrador delegado do Standard Bank, explicou a génese deste projecto e frisou que o mesmo visa, essencialmente, identificar talentos do desporto nos bairros e escolas.

 

“Sempre que organizávamos torneios interbancários de basquetebol e de futebol, víamos crianças a assistirem aos jogos sobre as árvores e muros. Por isso, decidimos introduzir o Torneio Pequenada, para identificar talentos. Não foi difícil, porque o Standard Bank já está ligado ao futebol profissional como um dos maiores parceiros do Moçambola”, indicou António Coutinho.

 

Referiu ainda que, devido ao sucesso que foram as duas últimas edições, está garantida a realização da terceira edição do Torneio Pequenada Standard Bank, a ter lugar no próximo ano.

 

Por seu turno, o ministro da Juventude e Desportos, presente no acto, enalteceu o papel do Standard Bank por conceber e organizar o torneio e considera que este banco tem as comunidades como uma das prioridades das suas acções de responsabilidade social.

 

“Com esta iniciativa, o Standard Bank assume a responsabilidade social no verdadeiro sentido do termo, e não no sentido comercial. O banco está a inserir-se e sente-se parte integrante da comunidade”, frisou o governante.

 

O Torneio Pequenada Standard Bank, organizado por esta instituição bancária desde o ano 2013, tem como objectivo despertar o interesse das crianças pelo desporto, em particular o futebol.

 

Este ano movimentou cerca de 700 crianças e teve como vencedoras as escolas primárias Unidade H e Liberdade, na categoria de Benjamins (dos 11 aos 14 anos de idade), em masculinos e femininos, respectivamente.

 

Na categoria de Traquinas (dos 8 aos 10 anos de idade), o primeiro classificado em femininos foi a Escola Primária Matola J, enquanto em masculinos foi a Escola Primária de Sikwama.

 

Já a Escola Primária Completa de Liqueleva classificou-se em primeiro lugar tanto em masculinos como em femininos na categoria de Petizes (dos 6 aos 7 anos).

 

Acto de entrega dos premios 1

Acto de entrega dos premios

 

Acto de entrega dos premios 2

Acto de entrega dos premios

 

Parte do material desportivo oferecido as escolas vencedoras

Parte do material desportivo oferecido as escolas vencedoras

 

Fernando Sumbana Ministro da Juventude e Desportos

Fernando Sumbana Ministro da Juventude e Desportos

 

Antonio Coutinho Administrador Delegado do Standard Bank

Antonio Coutinho Administrador Delegado do Standard Bank