O volume de investimentos do Standard Bank em projectos imobiliários, em Moçambique, atingiu este ano mais de 200 milhões de doláres norte-americanos, resultado da implementação de um modelo inovador de financiamento, segundo foi revelado, esta terça-feira em Maputo, no decurso da Conferência de Investimento Imobiliário em Moçambique.
Esta instituição bancária está envolvida na estruturação, gestão e execução eficiente de empreendimentos comerciais, residenciais e armazéns, particularmente no município da Matola, província de Maputo, na província mineira de Tete e na cidade portuária de Nacala, na província de Nampula.
Numa apresentação feita durante a conferência imobiliária, Ronaldo Toledo, director da Banca de Investimentos do Standard Bank, efectuou uma abordagem sobre a capacidade do Banco no financiamento a projectos imobiliários em Moçambique e o desafio da concepção de projectos, do sector em meticais.
À margem do encontro, Ronaldo Toledo explicou que se trata de um novo rumo, no qual o Banco já implementou com sucesso dois importantes projectos imobiliários em meticais: “Vamos ver se é possível fazer muito mais nesta vertente, usando fundos próprios do País e investí-los na área da construção”, frisou.
O Standard Bank oferece uma solução de financiamento ao sector imobiliário denominada Equity Release, com base na qual o dono duma propriedade comercial recebe o capital de volta, assim que tiver todos os apartamentos ou escritórios alugados.
“Estamos com um volume de investimentos no sector imobiliário estimado em mais de 200 milhões de dólares norte-americanos no País”, referiu, acrescentando que o Banco possui vários projectos referentes a casas residenciais, um shopping centre, um grande bloco de escritórios para as companhias de petróleo e gás, a serem desenvolvidos nas zonas da Matola, província de Maputo, Tete e Nacala, na província de Nampula.
Importa referir que a Conferência de Investimento Imobiliário em Moçambique reuniu os principais operadores do sector em crescimento no País com o objectivo de identificar as grandes oportunidades de negócio no sector, as sinergias que podem ser estabelecidas pelo desenvolvimento de infraestruturas, as tendências do mercado hoteleiro, entre outros aspectos.
Ronaldo Toledo – Director da Banca de Investimentos do Standard Bank
Participantes na Conferência de Investimento Imobiliário em Moçambique